noticia

2023-11-07

Cabo Submarino 2Africa chegará a Portugal até ao final do ano

Em cerimónia presidida pelo Ministro das Infraestruturas, João Galamba, foi ontem assinado o contrato de utilização privativa do espaço marítimo nacional para instalação e exploração de cabo submarino de telecomunicações 2Africa.

O contrato foi celebrado entre a DGRM e a Vodafone, incluindo a Direção Regional do Mar da Região Autónoma da Madeira, tendo por objeto a concessão da utilização privativa do espaço marítimo nacional, numa área com um metro de largura e aproximadamente de 2.000 km de extensão, correspondente à rota do cabo nas subdivisões do Continente, da Plataforma Continental Estendida e da Madeira.

Com este contrato, Portugal passa a integrar o projeto 2Africa, promovido por um consórcio internacional de oito parceiros, sob a coordenação da Vodafone, permitindo a interligação da economia portuguesa a um dos principais backbones de transmissão de dados do mundo. Este projeto consiste num sistema de cabos submarinos que liga a Europa e circundará todo o continente africano, com aproximadamente 45.000Km de comprimento, ligando um total de 33 países, dos quais 5 na Europa, 19 em África, 7 no Médio Oriente e 2 na Ásia.

Este sistema de cabos submarinos estará totalmente operacional em 2024, permitindo o acesso em banda ultra-larga em grande parte do globo, dispondo de uma capacidade total de 180 Tbps.