noticia

2023-09-06

PAER recebe luz verde da Comissão Consultiva

A proposta de Plano de Afetação para Exploração de Energias Renováveis (PAER), apresentada pela DGRM, recebeu esta semana parecer final positivo da Comissão Consultiva criada por Despacho do Ministro da Economia e do Mar para apoiar e acompanhar os trabalhos de elaboração do plano de afetação de áreas e volumes do espaço marítimo nacional para a exploração de energias renováveis de origem ou localização oceânica.

Os trabalhos da Comissão Consultiva foram presididos pela DGPM e decorreram de maio a setembro de 2023, tendo sido marcados por uma forte participação e colaboração das entidades que contribuíram decisivamente para uma solução mais consensual e equilibrada ao nível da compatibilização dos usos e atividades no espaço marítimo nacional. A consulta pública constituirá a próxima etapa deste processo e será divulgada a curto prazo.

A Comissão Consultiva reconheceu a importância deste Plano para o desenvolvimento económico e social do país, com respeito pelos valores ambientais e com um importante contributo para o cumprimento das metas de descarbonização assumidas internacionalmente.