noticia

2023-02-16

DGRM participou no Sub - Comité HTW da IMO

A DGRM participou na 9.ª reunião do Sub - Comité Human Element, Training and Watchkeeping (HTW/9)"da IMO que decorreu e 6 e 10 de fevereiro em Londres.

Portugal esteve representado pela DGRM, através da Chefe de Divisão do Pessoal do Mar e Navegadores de Recreio , Drª Carlota Leitão Correia e do Comandante José Manuel Almeida, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Dr. Carlos Sequeira, da embaixada de Portugal em Londres, e pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique ( ENIDH) através dos Professores João Frade e Sérgio Tomé, tendo participado ativamente, para além dos trabalhos no plenário, nos diversos grupos de trabalho especializados, em particular no WG1 – revisão da Convenção STCW-F/95 e respetivo Código anexo; WG2 – Revisão da Convenção STCW/78 e respetivo Código anexo; WG3 – Elaboração de Cursos Modelo.

Nesta reunião os delegados continuaram os trabalhos de revisão do texto da Convenção STCW/78 e respetivo Código anexo e da Convenção STCW-F/95 e respetivo Código Anexo. Abordaram ainda a revisão de alguns dos cursos modelo existentes e a elaboração de novos cursos, tendo resultado na aprovação de 10 novos cursos. Foram ainda discutidos diversos assuntos relacionados com o aprofundamento condições de exercício da atividade dos marítimos de modo mais equitativo; a necessidade de os Estados Membros e organizações internacionais apresentarem com urgência propostas sobre uma estratégia para lidar com os problemas associados a certificados de competência fraudulentos; os princípios orientadores para a aplicação das Convenções; e o desenvolvimento das medidas destinadas a assegurar a qualidade da formação dos marítimos em posto de trabalho.