noticia

2022-09-20

Tomada de posse do Presidente da ENIDH

Decorreu, no dia 19 de setembro de 2022, no Auditório DGRM, a cerimónia de tomada de posse do Presidente eleito da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, Professor Doutor Vitor Manuel dos Reis Franco Correia.

Presidiu a sessão solene o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, em conjunto com o Presidente do Conselho Geral da ENIDH, Rui Raposo, e com o Vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Jorge Conde.

A DGRM esteve presente na cerimónia através do seu Diretor-Geral, José Carlos Simão, e do seu Diretor de Serviços da Administração Marítima, Paulo Pamplona.

No seu discurso de tomada de posse, Vitor Manuel Correia, mencionou a longevidade da Escola que, em 2024, irá completar 100 anos, constituindo, assim, um legado importante. Afirmou o seu compromisso em dar continuidade à longa história da Instituição na prossecução da sua missão. Consciente dos desafios, mostrou-se atento em procurar respostas para enfrentar as alterações climáticas, que estão a revolucionar o transporte marítimo e os portos, com o objetivo de atingir as metas propostas pela UE, para 2030, e igualmente, o aparecimento da tecnologia 4.0 nos navios, sendo este um enorme potencial para toda a indústria marítima.

A DGRM agradece toda a colaboração do Presidente cessante, Luis Baptista, e endereça os votos de um bom mandato ao novo Presidente.