noticia

2022-06-20

Contagem decrescente para a Conferência dos Oceanos da ONU

Faltam poucos dias para começar a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas!

O evento principal irá decorrer de 27 de junho a 1 de julho, no Altice Arena, em Lisboa, e será composto por 3 momentos distintos:

Evento principal: https://www.un.org/sites/un2.un.org/files/2022_un_ocean_programme.pdf  

• Sessão Plenária - dedicada a discussões de alto nível entre os governos e líderes políticos.

• Diálogos Interativos - dedicados a discussões mais científicas e técnicas pelos representantes de alto nível de Organizações Não Governamentais, Organizações Internacionais, Universidades, Empresas e, também, Governos.

• Eventos paralelos - dedicados a anunciar compromissos voluntários e gerar impulso para alianças e iniciativas específicas sobre questões oceânicas.

Programa: https://www.un.org/sites/un2.un.org/files/draft_programme_side_events_unoc_2022_4.pdf   

Paralelamente, irão decorrer 4 eventos especiais:

• Fórum da Juventude e Inovação - 24 a 26 de junho, na Nova SBE, Carcavelos, dedicado aos jovens líderes e às suas ideias inovadoras para inverter o declínio da Ocean Health.

• Fórum de Governos Locais e Regionais - 25 de junho, Porto de Leixões, Matosinhos, dedicado a mostrar como a ação regional e local pode beneficiar o Oceano.

• Simpósio de Alto Nível sobre Água - 27 de junho, Altice Arena, Lisboa, dedicado a discussões de alto nível para colmatar o fosso entre o ODS 6 (Água Limpa e Saneamento) e o ODS 14 (Vida debaixo de água).

• Fórum sobre a Economia Azul Sustentável e Investimento - 28 de junho, Centro de Congressos do Estoril, dedicado a reunir empresas, financiadores e empresários em questões sobre o oceano na tentativa de melhor moldar os instrumentos de financiamento para a Economia Azul.

Programa: https://www.un.org/en/conferences/ocean2022/events/special   

Além das iniciativas mencionadas acima, também haverá muitos eventos paralelos (https://www.un.org/sites/un2.un.org/files/obz_side_event_programme_1406.pdf) a acontecer fora da zona azul, bem como eventos virtuais (https://www.un.org/sites/un2.un.org/files/virtual_side_event_programme_1406.pdf) nos quais todos podem participar!

Este mês todas as rotas marítimas vão dar a Lisboa! Junte-se a nós nesta importante discussão e ação para salvar o nosso Oceano!

Toda a informação disponível em https://www.oceanconferenceportugal.com/