noticia

2022-05-27

Visita de alunos da Marinha Portuguesa e da Força Aérea aos Centros de Controlo de Tráfego Marítimo e de Vigilância da Pesca

Decorreu no dia 24 de maio de 2022, no âmbito do Curso de Aperfeiçoamento de Fiscalização em Espaços Marítimos, uma visita de alunos da Marinha Portuguesa e da Força Aérea, ao Centro de Controlo e Tráfego Marítimo e Centro de Controlo e Vigilância da Pesca, em Paço De Arcos.


Na primeira parte da visita, os formandos foram acompanhados pela Chefe de Divisão de Operação do Controlo do Tráfego Marítimo, Ana Faneca, com o objetivo de conhecerem o serviço de tráfego marítimo costeiro. Foi possível observar in loco como funcionam os sistemas de monitorização de tráfego (VTS). 


A seguir, dirigiram-se para o Centro de Controlo e Vigilância da Pesca, na presença da Chefe de Divisão de Controlo das Atividades Marítimas, Ana Paula Simão, que mostrou e explicou como funcionam o sistema MONICAP, sistema de monitorização contínua de navios de pesca por satélite, e o sistema SIFICAP que suporta as ações de vigilância, fiscalização e controlo das atividades da pesca a nível nacional.