noticia

2022-05-26

Concluída a instalação do novo Cabo Submarino da Google

Foi concluída, no dia 24 de maio de 2022, na praia da Califórnia, com entrada na Estação de Cabos Submarinos de Sesimbra, a amarração do cabo submarino de telecomunicações Equiano, permitindo ligar a África do Sul e outros países da costa ocidental africana a Portugal, numa extensão aproximada de 15.000 km, dos quais 610Km na ZEE subárea do Continente e de 769Km na ZEE subárea da Madeira.

O Título de Utilização Privativa de Espaço Marítimo foi emitido pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), em respeito pelas regras de ordenamento de espaço marítimo nacional, e o seu titular é a empresa da Google LLC, Blue Path Technology Unlimited Company.

Em Portugal, a empresa MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., contratada pela Blue Path Technology, é a entidade proprietária e gestora da Estação de Cabos Submarinos de Sesimbra.

As empresas e os consumidores beneficiarão da elevada capacidade do cabo Equiano para transportar diferentes serviços de comunicações eletrónicas, como por exemplo, as aplicações de trabalho à distância, transmissão de TV em alta definição (HD TV), serviços de internet, videoconferência, multimédia avançada e aplicativos de vídeo para dispositivos móveis.

Nos referidos trabalhos de amarração do cabo submarino Equiano esteve em operação o navio “Ile de Sein”.

Com a instalação e operacionalização do cabo Equiano, Portugal reforça a centralidade atlântica e transcontinental nas comunicações através de cabos submarinos.