noticia

2022-03-21

A DGRM associa-se às comemorações do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, que se assinala hoje, 21 de março.

Para assinalar esta data em Portugal, decorrerá hoje, entre as 14h30 e as 17h30, um evento oficial no Centro Cultural de Belém, que terá também transmissão online e em direto nos canais oficiais do Alto Comissariado para as Migrações. Esta cerimónia vai destacar o primeiro Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação e refletir sobre políticas e estratégias de combate ao racismo. Inscrições aqui: https://forms.gle/MKb9ud3fLKxxiiGh9

Recorde-se que estas comemorações visam alertar a sociedade para a existência de práticas discriminatórias em razão da pertença de uma pessoa a determinada cor, nacionalidade ou origem étnica e, que violam o princípio da igualdade. Este ano o dia é comemorado sobre o lema da Igualdade e de combate à discriminação racial, com o objetivo de ajudar a construir um mundo mais justo e igualitário.

Este dia foi criada pela ONU, de acordo com a Resolução A/RES/2142 (XXI) de 1966, nesta precisa data, devido ao massacre ocorrido em Joanesburgo a 21 de março de 1960: o Massacre de Sharpeville. Neste dia 20.000 pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão com identificação dos locais onde era permitida a sua circulação. A polícia do regime de apartheid disparou na multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.