noticia

2021-10-13

DGRM está no FIC.A - Festival Internacional de Ciência, em Oeiras

A DGRM apresenta a sua experiência de transição digital, integrada na representação do Ministério do Mar , no FIC.A - Festival Internacional de Ciência que se encontra a decorrer até ao dia 17 de outubro de 2021 no Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras.

 

Este evento dedicado à ciência e tecnologia irá celebrar o conhecimento, a curiosidade e a criatividade através de um programa inovador e gratuito, reunirá entidades académicas, científicas, tecnológicas, diplomáticas, governamentais e não-governamentais, tendo um programa diversificado com debates, palestras, exposições, espetáculos, concertos, workshops, com inúmeras oportunidades de interação (consulte aqui a programação https://www.fica.pt/programacao).

 

A forte aposta da DGRM na estratégia de digitalização dos serviços relacionados com o Mar, a tramitação eletrónica de processos e a emissão de documentos eletrónicos seguros encontra-se em destaque, podendo quem desejar, ter acesso à uma mostra de serviços digitais com o balcão do BMar - Balcão Eletrónico do Mar.

 

A transição digital para sistemas “mais inteligentes”, que garantam maior controlo da informação recolhida e das ações a tomar, desempenham um papel fundamental no processo de tomada de decisão e merecem todo o nosso apoio. A transição digital assume também um importante papel no apoio à transição energética, otimização de processos e implementação de medidas sustentáveis em todos os setores da economia azul: shipping, portos, pescas, aquicultura, turismo e lazer.

 

Desde que arrancou há cerca de 3 anos, o BMar já permitiu emitir 103 mil outputs digitais, destacando-se as Cartas digitais de Navegador de Recreio, os Títulos digitais de Aquicultura e de Utilização Privativa do Espaço Marítimo, as Licenças digitais de Pesca Profissional ou Lúdica, e os Certificados eletrónicos de Embarcações e de Marítimos. Foram poupadas 11.500.000 folhas de papel e o tempo médio de prestação de serviços em papel passou de 46 dias para 4 dias no suporte digital.