noticia

2021-10-08

DGRM participou ativamente no “Aquaculture Europe 2021"

A Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) participou na conferência internacional “Aquaculture Europe 2021 - Oceanos de Oportunidades”, que decorreu no Funchal, nos dias 4 a 7 de outubro.

Este evento contou com a participação de especialistas e entidades de vários países, bem como com a participação do Ministro do Mar - Ricardo Serrão Santos.

No âmbito da conferência a DGRM e a Direção Regional do Mar, em parceria, apresentaram as oportunidades a nível nacional e regional para a criação de estabelecimentos de aquicultura, bem como os procedimentos associados e desmaterializados no BMar - - Balcão Eletrónico do Mar.

Realizada pela primeira vez em Portugal, a conferência centrou-se nas soluções para o desenvolvimento de uma aquicultura sustentável, diversificada e de qualidade, assumida como uma oportunidade, criadora de emprego, que permite substituir as importações e aumentar as exportações, a par de contribuir para a autossuficiência alimentar da Europa em complementaridade com a pesca tradicional.

A par do intenso conjunto de sessões que cobriram as várias vertentes da aquicultura europeia, decorreu também uma exposição comercial internacional, fórum da indústria, sessões e atividades estudantis, workshops via satélite e atualizações sobre a pesquisa da UE.

A DGRM, integrou a representação portuguesa do Ministério do Mar, tendo no evento um stand com uma mostra de serviços digitais com uma apresentação do processo de desmaterialização do licenciamento no BMar - Balcão Eletrónico do Mar, com a emissão de Título de Atividade Aquícola (TAA) em formato digital.