noticia

2019-06-08

8 de junho – Dia Mundial dos Oceanos

Os Oceanos cobrem 71% do planeta Terra e os humanos vivem em pouco mais do que um quarto da superfície do globo que é terra. Hoje, dia 8 de junho, comemora-se o dia dos Oceanos.

Os Oceanos são a próxima fronteira de desenvolvimento da humanidade, devido ao enorme potencial que encerram ao nível da oferta dos recursos alimentares, energéticos, biológicos e minerais, sendo também o efeito que tem no ambiente da maior importância.

Mas os Oceanos debatem-se com dois grandes problemas: o uso sustentável dos seus recursos e a poluição a que está sujeito.

Assim, neste dia que se comemoram os Oceanos, a DGRM associa-se a esta comemoração, dada a sua importância para o futuro da humanidade. É importante governar bem os oceanos e isso significa gerir e usar os oceanos e os seus recursos de forma a mantê-los em bom estado, produtivos, seguros, limpos e resilientes, ao mesmo tempo que são motores para o crescimento económico.

Veja aqui a animação que mostra os perigos da poluição que os plásticos causam nos oceanos e o que podemos fazer para mitigar este problema.