noticia

2019-05-28

DGRM presente na Conferencia PORTOS SECOS & PARQUES SEGUROS

A DGRM, através do seu Diretor Geral José Carlos Simão, participou na conferencia "Portos Secos  Parques Seguros", através de uma intervenção intitulada "O Valor Económico dos Portos Secos".

O presente evento foi organizado pela APAT-Associação dos Transitários de Portugal, e pela revista especializada Transportes em Revista, e teve como objetivo proporcionar maior esclarecimento sobre a importância destas infraestruturas nas cadeia logísticas.

Com a publicação do Decreto-Lei que estabelece o conceito legal de Porto Seco, ficaram definidas as regras, os procedimentos e a desmaterialização necessários para a sua implementação. A criação do conceito de Porto Seco irá permitir potenciar a concentração e o desembaraço das mercadorias que circulam entre armazéns de depósito temporário e assim aumentar a otimização e a competitividade dos portos e do setor exportador e importador nacional.

Por outro lado, as novas regras europeias de segurança no transporte rodoviário, irão, igualmente, trazer novos desafios e novas oportunidades de negócio, nomeadamente ao nível da criação dos chamados “Parques Seguros”, zonas localizadas dentro dos complexos logísticos que asseguram maior segurança para o transporte rodoviário e que possibilitam agilizar o processo logístico em toda a cadeia de transporte.