Caminhos de Navegação

 

https://www.dgrm.mm.gov.pt/documents/20143/33482/Icon_seta.png/58565bb3-d601-1899-79f4-4b57b1eafaf9?t=1512388133483 AIDCP - Acordo sobre o Programa Internacional de Conservação dos Golfinhos

 

 Descrição

O Acordo sobre o Programa Internacional de Conservação dos Golfinhos (AIDCP) é um acordo multilateral juridicamente vinculativo que entrou em vigor em 15 de fevereiro de 1999, sucessor do Acordo sobre a Conservação dos Golfinhos de 1992 (o "Acordo de La Jolla"). A IATTC fornece o Secretariado para o programa, que cobre o Oceano Pacífico Oriental.

Pela Decisão do Conselho 2005/938/CE, a Comunidade Europeia (UE) aprovou o Acordo sobre o Programa Internacional de Conservação dos Golfinhos (IDCP), devendo consequentemente aplicar as disposições estabelecidas nesse acordo.

O AIDCP tem como objetivo eliminar a mortalidade dos golfinhos nas pescarias do atum com redes de cerco com retenida, através da fixação de limites de mortalidade anuais adequando a sustentabilidade a longo prazo da atividade de pesca atuneira como forma de garantir a preservação ecológica de outras espécies, nomeadamente os golfinhos.

O funcionamento do AIDCP é regido pelo Acordo e respetivos anexos, bem como pelas decisões tomadas pelas Partes, que são refletidos nas resoluções, procedimentos e orientações adotadas.

Estados e Organizações Regionais de Integração Económica vinculados ao AIDCP:

  1. Estados e Organizações Regionais de Integração Económica que tenham ratificado ou aderido ao Acordo: Belize, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, União Europeia, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Estados Unidos, Venezuela.
  2. Estados que aplicam o Acordo a título provisório: Bolívia, Vanuatu.

 

 Localização e Site da ORGP

Acordo sobre o Programa Internacional de Conservação dos Golfinhos (AIDCP)

Secretariado da Comissão Interamericana do Atum Tropical (IATTC)
8901 La Jolla Shores Drive
La Jolla CA 92037-1509
Estados Unidos da América

Website: https://www.iattc.org/IDCPENG.htm

 

 Área Geográfica