Caminhos de Navegação

 

A DGRM detém, desde 2001, a certificação da Qualidade em conformidade com os requisitos da norma NP EN ISO 9001, conferida pela SGS ICS - Serviços Internacionais de Certificação, no âmbito do processo de emissão "Certificados de Marítimos”.

Em 2017 a DGRM estendeu o âmbito do SGQ às restantes atividades operacionais do Estado de bandeira, nomeadamente à "Certificação de Navios", em conformidade com a norma ISO 9001:2015, tendo em 22 de dezembro de 2017, obtido a certificação para as "Atividades Operacionais do Estado de bandeira, para a Certificação de Marítimos e Navios", também conferida pela SGS ICS - Serviços Internacionais de Certificação.

Em 2019 obteve a certificação para "Cartas de Navegadores de Recreio e Credenciação das Entidades Formadoras de Navegadores de Recreio".

Em 2020 o âmbito da certificação passou a incluir a "Inspeções a Navios Estrangeiros. Controlo do Tráfego Marítimo. Controlo e Inspeção da Pesca. Pedido. Alteração, Renúncia e Transmissão de Títulos de Utilização Privativa do Espaço Marítimo. Pedido, Alteração, Renovação, Extinção e Transmissão de Títulos de Atividade Aquícola. Aprovação e Controlo da Execução dos Planos de Receção e Gestão dos Resíduos Gerados em Navios e de Resíduos da Carga. Acompanhamento e Fiscalização de Obras Marítimas de Proteção Portuária".

Assim, a DGRM tira partido de uma política da Qualidade, visando a promoção da melhoria contínua, tendo como objetivo a satisfação das necessidades dos seus utentes e demais partes interessadas, a dinamização da economia e a proteção dos direitos e interesses dos cidadãos.

Política da Qualidade
 Download (136 KB)

Manual da Qualidade
 Download (2 MB)

Certificado ISO 9001:2015
 Download (323 KB)