Exmos. Senhores,

Na sequência do Ano Internacional do Salmão (IYS – International Year of Salmon), que decorrerá ao longo de todo o ano de 2019, vem a DGRM informar só agora ficou disponível o acesso ao fundo da NASCO para ações que visem dar visibilidade a este iniciativa: “Small Grants – Sharing Good Practice”

A comemoração do IYS é de âmbito global, na qual estão envolvidas a NASCO – Organização para a conservação do Salmão do Atlântico Norte, e a NPAFC – Comissão do Pacífico Norte para as pescarias de espécies anádromas.

O IYS nasceu da necessidade de compreender as incertezas, tanto no contexto ecológico, como social, em torno do salmão. Desde a década de 90 que os relatórios científicos revelam um decréscimo dos stocks no Atlântico, tendência esta, acompanhada pelos stocks do Pacífico. Por ser improvável tratar-se de uma coincidência, os cientistas acreditam que as alterações climáticas à escala global poderão estar na origem deste fenómeno e que a resiliência das espécies em causa está a ser testada . Por essa razão, o IYS surge como uma oportunidade de convergir esforços, conhecimento e experiências de ambas as Organizações Regionais de Gestão da Pesca.

Apesar de não ser um recurso de pesca expressivo em Portugal, somos geograficamente, o extremo sul da distribuição espacial no Atlântico Nordeste. É nas águas dos rios Minho e Lima que a espécie “coloca à prova” a sua constituição genética, permitindo a sua adaptação ao cenário real de aquecimento global, o que faz dos salmões que escolhem estes rios, peixes tão especiais.

O objetivo primordial desta iniciativa é o de construir pontes entre instituições e comunidades. Nesse sentido, foi solicitado que cada Estado Membro encetasse iniciativas de caráter local, regional ou nacional para dar visibilidade ao IYS.

Mais informações sobre a candidatura podem ser encontradas em:

http://www.nasco.int/iys_smallgrants.html

Chamamos atenção que a data limite de candidatura é 29 de julho.

Solicitamos que os eventos e projetos possam ser submetidos na página do IYS em eventos: https://yearofthesalmon.org/events/ ou em Projetos: https://yearofthesalmon.org/projects/

Informamos também que podem encontrar materiais para download ou impressão em: https://yearofthesalmon.org/contact/resources/

Sendo a DGRM o ponto focal da NASCO e do IYS, solicitamos ainda que nos sejam dadas a conhecer as iniciativas que decorram no âmbito do IYS para colocarmos na página em português do Ano Internacional do Salmão.