Breadcrumbs

 
 Geoportal ‘Situação de Referência do Mar Português’
 
O geoportal “Situação de Referência” é uma infraestrutura SIG (Sistema de Informação Geográfica) composta por conjuntos de dados geográficos e serviços de mapas integrados de suporte à pesquisa e visualização de dados espaciais, que visa integrar e disponibilizar, em ambiente web, a informação georreferenciada relacionada com a situação de referência do mar português. A informação geográfica e as suas infraestruturas de suporte são fundamentais e decisivas nos métodos de trabalho e na aplicação e divulgação das políticas públicas, bem como na partilha de informação entre as diversas entidades.
 
Este geoportal reúne o conjunto da informação sobre a atual utilização do espaço marítimo nacional, incluindo servidões, condicionantes e outros elementos de caracterização oceanográfica, sendo possível a visualização das várias camadas de informação em sobreposição, incluindo tabelas de atributos associadas.
 
O geoportal “Situação de Referência”, cuja gestão é da responsabilidade da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), integra dados geográficos produzidos por diversas entidades nacionais e internacionais em serviços de mapas online (DGRM, IH, APA, IPMA, ICNF, etc.). A cartografia online possui responsabilidade partilhada pelas diversas instituições, com a vantagem de que a informação permanece sempre atualizada no geoportal pelas fontes fornecedoras. Por outro lado, esta metodologia é inovadora pela desmaterialização total, com o abandono da cartografia tradicional em papel, sendo utilizados apenas serviços de mapas.
 
Aceda ao Geoportal aqui