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 Framework

The countries of the Atlantic Arc, Portugal, Spain, France, Ireland and the United Kingdom, have jointly been developing several monitoring and measures projects.

These projects aim to contribute to regional cooperation and coordination in the framework of the implementation of the Marine Strategy Framework Directive and the OSPAR Convention, being co-financed through European Funds and Programs, namely the European Maritime Affairs and Fisheries Fund (FEAMP) and the INTERREG Program.

DGRM leads the OceanWise project and is a partner in the Mistic Seas II, Clean Atlantic and iFADO projects.

At national level, the SOPHIA project, coordinated by DGRM, has as main goal the empowerment of human resources for the management of the marine environment, its name was chosen as a tribute to the great Portuguese poet Sophia de Mello Breyner Andresen, whose poems so often inspire us to think about the sea - “mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim” (sonorous sea, bottomless sea, endless sea).

Reducing EPS marine litter in the North East Atlantic

Descritor DQEM: Lixo marinho (D10)
Duração: de 2018 a 2022
Orçamento: 2,853,536.78€ (2,140,152.60€ UE)
Fundo: FEDER (Interreg Atlantic Area)
Estado: em curso

Link: http://www.oceanwise-project.eu/
 

  • Enquadramento

O poliestireno expandido (EPS e XPS) (esferovites e outros tipos de plásticos expandidos de poliestireno) é um problema comum em torno das costas e do mar do Atlântico da União Europeia. É particularmente preocupante devido às grandes quantidades encontradas nas praias e ao risco que representa para a vida selvagem marinha e, potencialmente, para a saúde humana. O EPS/XPS é um material de espuma de plástico utilizado globalmente em embalagens e isolamentos, inclusive como bandejas de alimentos, recipientes de bebidas / alimentos e caixas de peixe. Embora o EPS e o XPS sejam recicláveis, com frequência isso não acontece efetivamente, devido à muito baixa relação custo-eficácia do transporte e reciclagem de material expandido. O EPS e o XPS pesam pouco em comparação com o seu volume, o que torna muito económico quando comparado com outras opções de embalagem. Também é considerado seguro para uso com alimentos. A sua leveza, contudo, tem como consequência ser facilmente levado pelo vento a partir de lixeiras e aterros sanitários. Além disso, não são biodegradáveis e tendem a fragmentar-se, podendo pequenos pedaços viajar longas distâncias. Assim, podem tornar-se lixo marinho e fragmentar-se em microplásticos que persistem no mar e contaminam a cadeia alimentar. De acordo com as pesquisas de monitorização de praias OSPAR, pequenos pedaços de plástico / poliestireno estão entre os tipos mais comuns de itens de lixo marinho encontrados.
 

  • Objetivo

O projeto OceanWise pretende enfrentar este desafio desenvolvendo conhecimento para reduzir os impactos do EPS/XPS e aumentar a capacidade das autoridades competentes e setores-chave em toda a região do Atlântico Nordeste para implementar opções de gestão mais sustentáveis. Pretende-se desenvolver um conjunto de medidas de longo-prazo, tendo em conta todo o ciclo de vida dos produtos de EPS/XPS com vista à boa gestão transnacional de lixo marinho no espaço Atlântico nordeste. Focado nos princípios da Economia Circular e recorrendo a metodologias participativas, pretende gerar novas e melhores práticas nos setores que utilizam, fabricam ou reciclam EPS e XPS.

São objetivos específicos:

  1. Identificar os produtos de EPS/XPS mais propensos a atingir o meio marinho e a impactar os ecossistemas;
  2. Propor e testar opções plausíveis (reduzir, reutilizar, reciclar, recuperar) para alcançar melhores resultados ambientais em diferentes setores;
  3. Envolver comunidades de produtores e designers em reflexões sobre a sustentabilidade de aplicações específicas e explorar modelos mais circulares;
  4. Desenvolver metodologias orientadas para uma economia circular, avaliar novas oportunidades, barreiras e opções para medidas e decisões políticas.

O projeto tem por base a Diretiva Quadro da Estratégia Marinha-Marinha e o Plano de Ação Regional para o Lixo Marinho da Convenção OSPAR, contribuindo para o desenvolvimento da ação n.º.49 deste plano de ação, focada na "prevalência e impacto do EPS no meio marinho". Os objetivos do OceanWise alinham-se ainda com o dossiê Economia Circular para a Europa.
 

  • Consórcio OceanWise

A DGRM lidera o projeto OceanWise, tendo constituído parceria com mais doze entidades públicas e privadas de todo o arco Atlântico (Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido). Adicionalmente, a Convenção OSPAR é parceira associada. São estes os parceiros OceanWise:

Portugal

  • DGRM: Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (coordenador)
  • FCT: Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa
  • SPV: Sociedade Ponto Verde

Espanha

  • CETMAR: Centro Tecnológico del Mar
  • SUSTAINN: Sustainability Innovation, Sociedad Limitada

França

  • UBS: Université Bretagne Sud
  • Cedre - Centre de documentation,de recherche et d'expérimentations sur les pollutions accidentelles des Eaux
  • SEABIRD: ICCI SEA

Irlanda

  • DHPLG: Department of Housing, Planning, Community and Local Planning
  • UCC - University College Cork, National University of Ireland
  • BIM: Bord Iascaigh Mhara (Ireland Seafood Development Agency)
  • Repak, Lda

Reino Unido

  • Cefas - Centre for Environment Fisheries and Aquaculture Science

Coordinated Cetacean Assessment, Monitoring and Management Strategy in the Bay of Biscay and Iberian Coast sub-region

Descritor DQEM: Biodiversidade (D1)
Duração: de 2021 a 2023
Orçamento: 1.250.000 (1.000.000 € UE)
Fundo: FEAMP (DG ENV MSFD 2020 Call)
Estado: em curso

Link: https://www.cetambicion-project.eu/
 

  • Objetivo

O projeto CetAMBICion procura responder à necessidade de reduzir as capturas acidentais de cetáceos durante a atividade piscatória da UE, em particular na sub-região do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica, uma ameaça à sobrevivência destas espécies protegidas. Este objetivo encontra-se de acordo com os objetivos da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM), da Diretiva Habitats e da Política Comum das Pescas (PCP). Para além da questão das capturas acidentais, o projeto pretende alcançar uma estratégia comum de avaliação e monitorização dos cetáceos na sub-região do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica, num esforço coordenado entre as autoridades competentes pela implementação da DQEM em Portugal, Espanha e França e equipas científicas dos três Estados Membro. A DGRM lidera as tarefas associadas à definição da estratégia de avaliação. O projeto prevê ainda a organização de workshops com o sector das pescas para a consciencialização e informação de todas as partes interessadas e promoção do uso de práticas responsáveis pelo sector pesqueiro.
 

  • Consórcio CetAMBICion

O projeto é coordenado pelo CSIC, Espanha, e participaram as seguintes entidades:

Portugal

  • DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
  • IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e Florestas
  • CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental
  • CCMAR - Centro de Ciências do Mar

Espanha

  • SEMA - Secretaría de Estado de Medio Ambiente
  • SGP - Secretaría General de Pesca
  • CSIC - Consejo Superior de Investigaciones Científicas (coordenador)
  • IEO - Instituto Español de Oceanografía
  • AZTI - Ciencia y tecnología marina y alimentaria
  • FB - Fundación Biodiversidad

França

  • MTE - Ministère de la Transition écologique
  • OFB - Office français de la biodiversité
  • PELAGIS - Observatoire des mammifères et oiseaux marins

Tackling marine litter in the atlantic area

 

 

Descritor DQEM: Lixo marinho (D10)
Duração: de 2017 a 2023
Orçamento: 3.249.241,04 € (2.436.930,78 € UE)
Fundo: FEDER (Interreg Atlantic Area)
Estado: em curso

Link: http://www.cleanatlantic.eu/

 

  • Objetivo

O CleanAtlantic visa proteger a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas no Espaço Atlântico através do aumento da capacidade de monitorizar, prevenir e eliminar lixo marinho. O projeto irá contribuir também para aumentar a sensibilização e mudança entre os agentes e para melhorar os sistemas de gestão de lixo marinho.

São objetivos específicos:

  1. Obter uma visão geral sobre a situação atual, o conhecimento, os dados e as iniciativas existentes nas regiões atlânticas, bem como a identificação das suas lacunas.
  2. Rever os sistemas atuais para monitorizar e registar o lixo marinho, fornecer protocolos, ferramentas e indicadores para resolver as necessidades de monitorização.
  3. Desenvolver ferramentas para criação de modelos de previsão da origem, circulação e destino do lixo marinho, bem como elaborar mapas regionais de pontos críticos de acumulação utilizando modelos e tecnologias inovadoras com base em sistemas não tripulados de natureza espacial, aéreos, de superfície e subaquáticos.
  4. Abordar os aspetos da prevenção desenvolvendo boas práticas orientadas para a redução de produtos procedentes dos sectores da pesca e portuário.
  5. Promover a remoção de lixo marinho implementando iniciativas de pesca de lixo (‘fishing for litter’), para reduzir a presença de «artes de pesca perdidas ou descartadas» no fundo do mar, e desenvolver boas práticas para a regular de praias pelas autoridades locais.
  6. Disponibilizar atividades de formação e sensibilização dirigidas a diferentes audiências e transferir os resultados do projeto para as diversas autoridades das tutelas ministeriais e agentes-chave, de maneira a melhorar a gestão e facilitar a implementação da DQEM
     
  • Consórcio OceanWise

O projeto foi coordenado pela Fundação CETMAR, Espanha, e participaram as seguintes entidades:

Portugal

  • RAAC: Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
  • DGRM: Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
  • ARDITI: Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
  • IST: Instituto Superior Técnico

Espanha

  • CETMAR: Centro Tecnológico del Mar (coordenador)
  • IEO: Instituto Español de Oceanografia
  • INTECMAR: Instituto Tecnolóxico para o Control do Medio Mariño de Galicia
  • USC: Universidade de Santiago de Compostela

França

  • IFREMER: L'Institut Français de Recherche pour l'Exploitation de la Mer
  • Cedre: Centre de documentation, de recherche et d’expérimentations sur les pollutions accidentelles des eaux

Irlanda

  • Marine Institute

Reino Unido

  • Cefas: Centre for the Environment, Fisheries and Aquaculture Science

Outros

  • KIMO: Kommunernes International Miljøorganisation (Local Authorities International Environmental Organisation)
  • CPMR: Conférence des Régions Périphériques Maritimes d’Europe

Monitorização da pesca lúdica em Áreas Marinhas Protegidas (AMP) costeiras e outras áreas marinhas sensíveis do litoral continental

Descritor DQEM: Biodiversidade (D1) e Peixes explorados comercialmente (D3)
Duração: de 2020 a 2022
Orçamento: 839 800 €
Fundo: FEAMP (MAR 2020)
Estado: em curso

Link: https://pescaludica.imrsurvey.pt/2/

 

  • Objetivo

A pesca lúdica é uma atividade económica e socialmente relevante, mas que, com uma gestão inadequada, pode causar perturbações nos sistemas ecológicos das áreas marinhas. Este projeto pretende conhecer melhor a prática e a caracterização dos pescadores recreativos através de um estudo sobre a pesca lúdica em Portugal, englobando as modalidades de pesca à linha, apeada e embarcada, e pesca submarina, por forma a garantir o uso sustentável dos recursos pesqueiros.

O estudo baseado em inquéritos online e presenciais, com o objetivo de acompanhar a realidade da atividade e a evolução do pescado a cada estação do ano, foca-se nas seguintes áreas marinhas protegidas:

  1. Parque Natural do Litoral Norte – Esposende
  2. Reserva Natural das Berlengas
  3. Parque Natural da Arrábida
  4. Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina)
  5. Ria Formosa
  6. Parque Natural Sintra-Cascais
  7. Parque Natural da Ria de Aveiro

O projeto é uma iniciativa da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais Segurança e Serviços Marítimos, em colaboração com o IMR- Instituto de Marketing Research.

Monitorização das atividades de pesca e tráfego marítimo em Áreas Marinhas Protegidas offshore

 

Descritor DQEM: não aplicável
Duração: 2021 a 2022
Orçamento: 123 250€ (92 438€ UE)
Fundo: FEAMP (MAR 2020)
Estado: em curso

 

  • Objetivo

Desenvolver um sistema de informação geográfica para a integração, tratamento e disponibilização de dados provenientes de sistemas de radar relativos às atividades de tráfego marítimo (shipping) e pesca (fishing), com vista à monitorização destas atividades em áreas marinhas protegidas.

Com este sistema de informação geográfica pretende-se, através de um conjunto de procedimentos de análise espacial com base numa rede de comunicação pré-existente (rádio e radar), avaliar a densidade de ocorrência de embarcações de pesca que operam naquela área, bem como a densidade de tráfego marítimo, de forma a ser avaliado o esforço de pesca e as principais rotas de navegação utilizadas (corredores de navegação) nas áreas consideradas.

Salienta-se que este sistema é indispensável para assegurar a informação necessária para a definição de medidas de gestão para as duas atividades humanas (pesca e tráfego marítimo) consideradas atualmente mais relevantes quanto ao potencial de impacte em AMP offshore. Pretende-se assim garantir a utilização sustentável dos recursos marinhos, e a melhor definição dos limites da sustentabilidade das atividades humanas com impacto no meio marinho. Estas medidas irão integrar os futuros Planos de Gestão, em particular no que se refere à conservação das espécies marinhas e ordenamento marítimo.

O projeto é uma iniciativa da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais Segurança e Serviços Marítimos, em colaboração com a QUANTICOSOLUTIONS, S.A.

Risk-based Approaches to Good Environmental Status

Descritor DQEM: Espécies não indígenas (D2) e Ruído submarino (D11)
Duração: de 2019 a 2021
Orçamento: 850 370€ (662 288€ UE)
Fundo: FEAMP (DG ENV MSFD 2018 call)
Estado: terminado

Link: https://www.msfd.eu/rages/

 

  • Objetivo

Desenvolver uma abordagem para análise de risco de forma a apoiar a implementação regional e sub-regional da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM), no Atlântico Nordeste. O projeto visa fornecer uma metodologia replicável e padronizada na avaliação e gestão de riscos, bem como uma ferramenta transparente de apoio à decisão baseado nas melhores práticas internacionais, contando com a participação das entidades competentes pela implementação da DQEM e organismos científicos de quatro Estados membros (Portugal, Espanha, França e Irlanda).

São objetivos específicos:

  1. Coordenar eficazmente o desenvolvimento e a aplicação de abordagens conjuntas ao risco na implementação do DQEM entre os parceiros do projeto.
  2. Desenvolver e aperfeiçoar o processo técnico e administrativo necessário para uma abordagem comum baseada no risco (RBA) para a implementação da DQEM e respetivas estratégias marinhas para o desenvolvimento de metas, medidas e programas de monitorização.
  3. Testar a abordagem baseada no risco nas sub-regiões do Golfo da Biscaia e da Costa Ibérica e Macaronésia para o descritor 2 (espécies não indígenas). O RBA desenvolvido será testado incorporando informações nacionais da França e de Portugal e do primeiro ciclo de implementação da DQEM. Será focada nos principais fatores (por exemplo, transporte comercial e recreativo, aquicultura) e suas pressões resultantes, em tipos específicos de habitat em risco de espécies não indígenas, visando simplificar e harmonizar a abordagem regional de seleção e análise de espécies, critérios, bem como a monitorização e implementação de medidas para espécies não indígenas.
  4. Testar a abordagem baseada no risco nas sub-regiões do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica, Macaronésia e Mar Celtas para o descritor 11 (ruído subaquático), concentrando-se na escala e desenvolvendo uma melhor prática regional comum sobre agregação de critérios e subcritérios.
  5. Produzir uma avaliação baseada no risco regional para estabelecer limiares, metas, programas de medidas, programas de monitorização e fazer recomendações regionais para a implementação harmonizada do segundo ciclo do MSFD na região do Atlântico Nordeste.
  6. Divulgar e comunicar os resultados da avaliação através da OSPAR e promover a transferência da abordagem para outras regiões marinhas através de comissões marinhas regionais (HELCOM, UNEP-MAP).
     
  • Consórcio RAGES

O projeto foi coordenado pelo grupo MAREI da Universidade de College Cork, na Irlanda e participaram as seguintes entidades:

Portugal

  • DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
  • IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • DRAM - Direção Regional dos Assuntos do Mar dos Açores
  • DROTA - Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente da Madeira
  • ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
  • FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Irlanda

  • UCC- MaREI: University College Cork
  • DHPLG - Department of Housing Planning and Local Government

Espanha

  • DGSCM-SGPM - Dirección General de Sostenibilidad de la Costa y del Mar- Subdirección General para la Protección del Mar
  • UPV - Universitat Politècnica de València
  • IEO -Instituto Espanhol de Oceanografia

França

  • MTES - Minstière de la Transition Écologique et Solidaire
  • INERIS - Institut National De L'Environnement Industriel et des Risques

Developing a coordinated approach for assessing Descriptor 4 via its linkages with D1 and other relevant descriptors in the Macaronesian sub-region
 


 

Descritor da DQEM: Teias tróficas (D4)
Duração: de 2019 a 2021
Orçamento: 1 085 601€ (868 528€ UE)
Fundo: FEAMP (DG ENV MSFD 2018 Call)
Estado: terminado

Link: https://misticseas3.com

 

  • Objetivo

Desenvolvimento de uma avaliação coordenada do Descritor 4 da DQEM, cadeias tróficas, na sub-região da Macaronésia e de acordo com os critérios definidos pela Comissão Europeia.

  • Consórcio MISTIC SEAS III

O projeto foi coordenado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores e participaram as seguintes entidades:

Portugal

  • DRAM - Direção Regional dos Assuntos do Mar dos Açores ()
  • DROTA Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente da Madeira
  • ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
  • DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos

Espanha

  • FB – Fundación Biodiversidad
  • IEO – Instituto Español de Oceanografía
  • DGSCM-SGPM – Dirección General de Sostenibilidad de la Costa y del Mar – Subdirección para la Protección del Mar
  • CSIC – Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Científicas

Applying a subregional coherent and coordinated approach to the monitoring and assessment of marine biodiversity in macaronesia for the second cycle of the Marine Strategy Framework Directive

Descritor DQEM: Biodiversidade (D1)
Duração: de 2017 a 2019
Orçamento: 1 374 525€ (1 078 020€ UE)
Fundo: FEAMP (DG ENV MSFD 2016 Call)
Estado: terminado

Link: https://misticseas3.com/pt-pt/page/mistic-seas-ii

 

  • Objetivo

Suportar a reavaliação do estado ambiental do Descritor 1 – Biodiversidade, bem como a revisão dos Programas de Monitorização e de Medidas na sub-região da Macaronésia, no 2.º ciclo da DQEM.

  • Consórcio MISTIC SEAS II

O projeto foi coordenado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores e participaram as seguintes entidades:

Portugal

  • DRAM - Direção Regional para os Assuntos do Mar Do Governo Regional dos Açores
  • DROTA - Secretaria Regional do Ambiente- Direção Regional de Ordenamento do Território do Governo Regional da Madeira
  • ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
  • DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos

Espanha

  • DGSCM – Dirección General de Sostenibilidad de la Costa y del Mar. Ministerio de Agricultura, Pesca, Alimentación y Medio Ambiente
  • FB- Fundación Biodiversidad del Ministerio de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente
  • IEO – Instituto Español de Oceanografia

Macaronesia Islands Standard Indicators and Criteria: Reaching Common Grounds on Monitoring Marine Biodiversity in Macaronesia

Descritor DQEM: Biodiversidade (D1)
Duração: 24 meses (12/01/2015 - 28/02/2017)
Orçamento: 649 750€ (519 799€ UE)
Fundo: FEAMP (DG ENV MSFD 2014 call)
Estado: terminado

Link: http://mistic-seas.madeira.gov.pt./

 

  • Objetivo

Definir uma metodologia comum para a monitorização da biodiversidade marinha na região da macaronésia, centrando-se nas populações de espécies marinhas de cetáceos, tartarugas e aves; e estabelecendo um roteiro comum para melhorar a coordenação na implementação da diretiva-quadro estratégia marinha em Portugal (Açores e Madeira) e Espanha (Canárias), uma das regiões marinhas mais bio diversas da europa.

  • Consórcio MISTIC SEAS

O projeto foi coordenado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores e participaram as seguintes entidades:

Portugal

  • DRAM – Direção Regional dos Assuntos do Mar do Governo Regional dos Açores
  • SRA – Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais do Governo Regional da Madeira
  • Direcção-Geral dos Recursos Naturais, da Segurança e dos Serviços Marítimos do Ministério do Mar do Governo de Portugal

Espanha

  • DGSCM- MAPAMA – Dirección General de Sostenibilidad de la Costa y del Mar. Ministerio de Agricultura, Pesca, Alimentación y Medio Ambiente
  • FBIO – Fundación Biodiversidad del Ministerio de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente
  • IEO -Instituto Espanhol de Oceanografia

O projeto MISTIC SEAS foi premiado na segunda edição do Atlantic Project Awards. Os prémios, organizados pela Comissão Europeia, distinguem projetos desenvolvidos na área geográfica coberta pela Estratégia Atlântica e que são relevantes para a implementação do Plano de Ação para o Atlântico no âmbito das Estratégias Marinhas.

Innovation in the Framework of the Atlantic Deep Ocean

 

Descritor DQEM: Eutrofização (D5) e Lixo marinho (D10)
Duração: de 2017 a 2022
Orçamento: 3 632 635€ (2 724 476.25€ EU)
Fundo: INTERREG | Espaço Atlântico
Estado: em curso

Link: http://www.ifado.eu/

 

  • Objetivo

A implementação da DQEM em Portugal é particularmente desafiante considerando a extensão das águas nacionais e a dificuldade na obtenção de dados para águas offshore. A monitorização remota e modelação foram reconhecidos pelo Copernicus Marine Environment Monitoring Service como metodologias adequadas para caracterizar o oceano tanto a nível de forecast como nowcast. O iFADO pretende demonstrar que estratégias semelhantes são válidas à escala regional e que o downscaling é o mecanismo mais adequado para gerar as soluções necessárias, sendo as novas tecnologias capazes de fornecer dados em maior quantidade, com maior cobertura espacial e para áreas marinhas remotas. Ao completar as lacunas técnicas existentes, o iFADO vai contribuir para a implementação da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM) e demostrar a aplicação de produtos inovadores. O projeto combina a monitorização tradicional com tecnologias de ponta: satélites, modelação numérica e novas plataformas tais como planadores e boias oceânicas.

  • Consórcio iFado

O projeto é coordenado pelo Instituto Superior Técnico e participaram as seguintes entidades:

Portugal

  • IST: Instituto Superior Técnico (coordenador)
  • IPMA: Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • UMA: Universidade da Madeira
  • FCUL: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • FRCT: Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores

Espanha

  • Plataforma Oceánica de Canarias
  • Instituto Español de Oceanografía (Espanha)

França

  • NOVELTIS
  • Pole Mer Bretagne Atlantique

Irlanda:

  • Marine Institute

Reino Unido

  • Natural Environment Research Council
  • Plymouth Marine Laboratory

Parceiros associados:

  • DGRM: Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
  • SRA: Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais da Madeira
  • DRAM: Direção Regional dos Assuntos do Mar dos Açores
  • Ministerio de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente
  • OFB: Agence Française pour la Biodiversité
  • DEFRA: Department of Environment Food and Rural Affairs
  • Mercator Océan


Descritor DQEM: todos
Duração: 2014 a 2016
Orçamento: 276.817,65€ (235.295,00 € EEA)
Fundo: EEA Grants
Estado: terminado

Link: https://www.sophia-mar.pt/pt

 

  • Objetivo

O objetivo primordial do Projeto SOPHIA é a capacitação de recursos humanos através de ações científicas e tecnológicas de modo a assegurar competências para a implementação do programa de monitorização e o programa de medidas da DQEM (Diretiva Quadro Estratégia Marinha).

A capacitação incide sobre alguns dos temas onde se sabe existirem necessidades quer de conhecimento científico, quer de familiarização com técnicas importantes à monitorização de águas marinhas. Concretamente, o projeto pretende assim disponibilizar conhecimentos sobre ecologia, direito do mar e ferramentas de monitorização a técnicos superiores da Administração Central e Regional, licenciados e pós-graduados dos centros de Investigação, técnicos de ONG e técnicos de empresas e de organismos que irão estar envolvidos na implementação dos programas de monitorização e de medidas da DQEM nas seguintes áreas:

  • Ecossistemas de Mar Profundo;
  • Ecossistemas da Plataforma Continental;
  • Interpretação de imagens de satélite relativas ao mar;
  • Sistemas de Informação Geográfica para o mar;
  • Direito do Mar e Ordenamento do Espaço Marítimo.

Os módulos de formação são simultaneamente qualificações académicas e formação profissional para técnicos ligados a organismos da Administração Central e Regional. Simultaneamente, foi desenvolvido uma plataforma web para acesso a conhecimento de referência sobre as áreas cobertas pelo SOPHIA e que inclui uma página e um canal YouTube dedicado.

O projeto foi uma iniciativa da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais Segurança e Serviços Marítimos, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), para o eixo científico e didático, e com a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), para a produção de conteúdos e a comunicação.