noticia

2022-12-19

Comissão Europeia audita Administração Marítima Portuguesa e o Porto de Lisboa

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que, na semana de 12 a 16 de dezembro, a Comissão Europeia realizou uma auditoria à Administração Marítima Portuguesa - Autoridade Competente para a Proteção do Transporte Marítimo e dos Portos e ao Porto de Lisboa.

A auditoria tinha como objetivo analisar as medidas implementadas para a Proteção do Transporte Marítimo e dos Portos, através do acompanhamento da Diretiva 2005/65/CE no Porto de Lisboa e do acompanhamento do Regulamento 725/2004 por parte das Instalações Portuárias nesse porto, bem como aos navios que aí atracam.

Assim, a equipa nacional de inspetores, liderada pelo coordenador da inspeção Rui Serafim, acompanharam a auditoria realizada ao Porto de Lisboa e a algumas das Instalações Portuárias do Porto de Lisboa, tendo a Comissão Europeia assinalado alguns pontos positivos e outras oportunidades de melhoria, tendo a DGRM se comprometido a continuar a trabalhar para levar a Proteção do Transporte Marítimo rumo a Bom Porto.

A DGRM agradece a forma profissional e colaborativa como decorreu a auditoria e associa-se à política de comunicação e abertura à sociedade divulgando a presente nota.