noticia

2022-10-14

CorPower - Nova geração de eletroprodutores da energia das ondas

Realizou-se, no dia 12 de outubro, uma visita à fabrica da CorPower Ocean no Porto de Viana do Castelo. Esta empresa está a inovar no campo das energias das ondas e irá a curto prazo instalar no mar as novas unidades eletrogeradoras em fase pré-comercial avançada, na zona da Aguçadoura. O cabo submarino para injeção de energia na rede nacional já foi instalado, estando agora a ser preparada a instalação do 1.º eletrogerador, que terá 19 metros de altura e capacidade de produção de 300 KW.

O Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, presidiu a visita, tendo o Diretor-Geral da DGRM, José Carlos Simão, integrado a comitiva. Estiveram também presentes o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, a Diretora-Geral da DGPM, Marisa Silva, o Presidente e o Administrador da APDL, Nuno Araújo e Joaquim Gonçalves, o Presidente da CCDR Norte, António Cunha, e o Presidente da Comunidade Portuária de Viana do Castelo, Luís Paz da Silva.

A energia das ondas faz parte do conjunto de energias renováveis offshore do futuro, com zero emissões, cujos eletrogeradores deverão a prazo ser disponibilizados em versão comercial. A DGRM felicita a CorPower e a sua equipa em Portugal, com especial destaque para o seu responsável, Miguel Silva, pela capacidade de inovação e incorporação de tecnologia nacional nas soluções produzidas.

Consulte aqui o Titulo de Utilização Privativa do Espaço Marítimo para o projeto, emitido pela DGRM.