noticia

2022-07-27

Ministro da Economia e do Mar inaugura novos simuladores marítimos da ENIDH

Decorreu no dia 25 de julho de 2022, na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), a inauguração dos novos simuladores marítimos, em cerimónia presidida pelo Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e pelo Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

O projeto foi financiado pelo programa EEA Grants e abrange um conjunto de simuladores marítimos de última geração, contemplando um simulador completo da instalação de propulsão de navios, sala de aula para treino com modelos de instalações propulsoras, simulador de navegação por radar anticolisão (ARPA), simulador visual de navegação, simulador de navegação com cartas eletrónicas (ECDIS), simulador de operação de cargas líquidas (navios petroleiros, químicos e de gás liquefeito) e simulador de embarcações de sobrevivência e salvamento.

Os simuladores inaugurados permitem elevar o nível da qualidade da formação, permitindo igualmente agilizar a homologação pela DGRM dos cursos ministrados pela ENIDH, essenciais para os formandos acederem à necessária certificação marítima, quer na área de pilotagem, quer de máquinas e eletrotecnia. Simultaneamente, permitem a realização dos exames de competências e de progressão de categoria dos marítimos de forma mais fácil e adequada.

A tecnologia, o trabalho remoto e a digitalização são aspetos incontornáveis para o presente e para o futuro do transporte marítimo e, consequentemente, para o ensino náutico. É neste contexto global que a aposta da ENIDH em automação e nos simuladores inaugurados é uma decisão acertada e da maior importância, permitindo acompanhar o estado da arte do mercado internacional e aumentar a atratividade da escola para as novas gerações digitais e fortemente relacionadas com as tecnologias.