noticia

2022-07-08

Estudo para o Porto de Vila Praia de Âncora está a avançar

Realizou-se no dia 7 de julho uma sessão de trabalho no Museu Municipal de Caminha, envolvendo a DGRM, o Presidente da Câmara Municipal, Luis Miguel Alves, e elementos da comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora, com o objetivo de apresentar as primeiras conclusões sobre as causas de assoreamento do porto desta localidade e as possíveis soluções para a sua mitigação.

A apresentação do estudo esteve a cargo do Prof. Trigo Teixeira do IST. Por parte da DGRM estiveram presentes o Diretor de Serviços de Ambiente e Sustentabilidade, José Manuel Marques, e a Chefe de Divisão de Infraestruturas, Ana Rita Freitas.

O encontro correspondeu às expectativas, tendo-se trocado ideias e pontos de vista sobre o grave problema dos assoreamentos e possíveis configurações do Porto de Pesca de Vila Praia de Âncora. As reações à apresentação das soluções foram acolhidas com grande expectativa e agrado, quer por parte da comunidade piscatória, quer por parte do Sr. Presidente da Câmara de Caminha.

Em Vila Praia de âncora e nos restantes portos sob sua responsabilidade em termos de obras e dragagens, a DGRM continuará a desenvolver todos os esforços no sentido de ir resolvendo, gradual e consistentemente, os problemas relativos à segurança e funcionalidade destas infraestruturas do Continente, que constituem elemento fundamental na coesão social e económica das populações ribeirinhas.