noticia

2022-05-19

DGRM participa na reunião de Diretores Marítimos em Bruxelas

Decorreu esta semana, em Bruxelas, a reunião de Diretores Marítimos dos 27 Estados Membros com a Comissão Europeia, para debater os assuntos da atualidade relativos ao transporte marítimo e à segurança marítima, tendo estado presente, José Carlos Simão, Diretor-Geral da DGRM. 


A reunião foi promovida pela DG MOVE e juntou as várias Administrações Marítimas europeias para debater os principais temas relacionados com o shipping e as futuras interações junto do Organização Marítima Internacional (IMO). 


A discussão do futuro novo mandato da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) e os novos desafios que se colocam futuramente a esta Agência, motivaram uma construtiva sessão de brainstorming entre os Estados Membros. A evolução da Segurança Marítima, os novos riscos de Proteção, a Descarbonização e a Digitalização estiveram no centro desta discussão.  


A situação da guerra na Ucrânia e o impacto no transporte marítimo foram também alvo de apresentação e análise.


Finalmente, e entre outros assuntos, a preparação das próximas interações com a IMO mereceu uma atenção reforçada. Conforme previsto, este regulador internacional irá realizar a revisão da Estratégia Inicial do Combate aos Gases de Efeito de Estufa no Shipping, que deverá motivar uma reavaliação dos níveis intermédios de ambição de redução até 2050. Trata-se de uma matéria da maior importância para a qual a União Europeia tem um papel muito importante, no sentido de influenciar a adoção das metas europeias mais ambiciosas pelo resto do mundo. O facto da União Europeia ser detentora de mais de 30% da frota mundial e tratando-se de uma atividade internacional e concorrencial, recomendam uma aproximação no sentido de garantir globalmente uma simetria de requisitos a aplicar aos navios, de forma a evitar concorrências distorcidas.