noticia

2022-05-26

DGRM no arranque das 16.ª Jornadas de Engenharia e Tecnologia Marítima 2022 no IST

A DGRM, através do seu Diretor-Geral, José Carlos Simão, participou no painel de abertura da 16.ª Edição das Jornadas de Engenharia e Tecnologia Marítima no Instituto Superior Técnico. A importância da engenharia naval e os desafios que se colocam ao Shipping, nomeadamente na componente energética e controlo de emissões, foram os temas principais da intervenção proferida.


Subordinado ao tema “A Engenharia Naval em Transição: Digitalização, Economia Circular e Eficiência Energética”, as jornadas são coordenadas pelo Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC - http://www.centec.tecnico.ulisboa.pt/) do Instituto Superior Técnico e pelo Colégio de Engenharia Naval da Ordem dos Engenheiros (OE - https://www.ordemengenheiros.pt/pt/a-ordem/colegios-e-especialidades/naval/).


No painel de abertura do evento participaram, também, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Almeida Santos, a Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Naval, Dina Maria Dimas, e o Professor Carlos Guedes Soares do CENTEC.


As jornadas são realizadas desde 1987 e constituem-se como um fórum de divulgação e discussão das realidades nacionais no domínio da indústria naval e da economia e ciência oceânica, e decorrem, em paralelo, com a 6.ª Conferência Internacional sobre Engenharia e Tecnologia Marítima (MARTECH 2022).