noticia

2022-05-05

DGRM recebe Ministra da Agricultura e da Alimentação e Secretária de Estado das Pescas

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) recebeu, no dia 4 de maio de 2022, a visita da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.

O Diretor-Geral, José Carlos Simão, e as Subdiretoras, Isabel Ventura e Susana Baptista, acompanharam a Ministra e a Secretária de Estado na visita às instalações da DGRM.

Nesta visita, José Carlos Simão, apresentou as várias áreas de competência da DGRM, dando a conhecer os vários projetos que estão em curso, incluindo as componentes de transição energética e digital no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

De entre os projetos, foi referido que está a ser desenvolvido, conjuntamente com a Marinha Portuguesa, a Força Aérea e a Guarda Nacional Republicana (GNR), uma nova versão do Sistema Integrado de Vigilância, Fiscalização e Controlo das Pescas, bem como de Gestão de Contraordenações. Particularmente, foi referido o reforço, feito este ano, no recrutamento e formação de novos inspetores da pesca.

A importância da continua melhoria dos serviços integrados às embarcações e às pessoas embarcadas, incluindo a formação, foram também matérias debatidas. Em resposta, a Ministra e a Secretária de Estado, demonstraram vontade em repensar a formação no setor, de forma, a possibilitar a captação e retenção de talentos tornando a carreira mais atrativa.