noticia

2022-03-29

DGRM lança concurso de 4,9 milhões de euros para dragagens nos Portos do Centro de Portugal

Foi publicado, em Diário da República, o concurso público para contratação plurianual de dragagens nos Portos do Centro de Portugal, no valor de 4,9 milhões de euros (IVA incluído) e execução no triénio 2022-24.

O concurso foi lançado com base na Resolução de Conselho de Ministros n.º 15/2022, de 27 de janeiro, que autorizou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) a contratualizar trabalhos de manutenção plurianuais nos Portos do Centro, contemplando os portos da Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche e Ericeira.

De acordo com José Carlos Simão, Diretor-Geral da DGRM, “o presente concurso permitirá cumprir o Plano Plurianual de Dragagens, elaborado por esta Direção-geral e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, através da contratação plurianual de dragagens de manutenção nestes portos”. Acrescentou ainda que “permitirá uma gestão mais eficiente das operações de dragagem nos canais de acesso e no interior das infraestruturas portuárias, de forma a assegurar a navegabilidade e as manobras marítimas nos portos em causa, sempre com as melhores condições de segurança para as embarcações e respetivas tripulações, através da manutenção das adequadas cotas de serviço nos diferentes portos”.

Os sedimentos dragados serão sempre movimentados em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, de forma a alimentar as praias adjacentes e a combater a erosão costeira.

Com a publicação do anúncio, as candidaturas deverão ser apresentadas pelos concorrentes nos próximos 30 dias.