noticia

2022-01-04

A DGRM e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 assenta em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS’s definem as prioridades e aspirações globais para 2030 e requerem uma ação à escala mundial dos organismos públicos, empresas e sociedade civil para erradicar a pobreza e criar uma vida com dignidade e oportunidades para todos, dentro dos limites do planeta.

O conjunto de áreas de atuação da DGRM incide com maior intensidade no ODS 14 – Proteger a Vida Marinha, embora se relacione também com todos os outros ODS’s, pois a maioria dos elementos da Agenda de 2030 só será realizada com um sector de transportes sustentável que apoie o comércio mundial e facilite a economia global.

São exemplos desta atuação a promoção do comércio por mar de forma segura, a facilitação das cadeias de transporte, a formação e o desenvolvendo das carreiras marítimas, a proteção das infraestruturas portuárias e a sua eficiência, o desenvolvimento e reforço das ligações intermodais e as ligações ao hinterland, a gestão e proteção das pescas, a exploração da produção de energia offshore ou mesmo o fomento do turismo náutico e costeiro. Pretende-se que a atividade marítima impulsione a economia nacional e internacional, dentro dos limites sustentáveis do planeta em geral e dos oceanos em particular.

Saiba mais em: https://www.un.org/sustainabledevelopment/