noticia

2021-12-16

Webinar - Apresentação pública do Projeto NAVESAFETY

Vai realizar-se no próximo dia 20 de dezembro, entre as 10h00 e as 13h00, o Webinar de apresentação do Projeto “NAVSAFETY - Tecnologias emergentes de deteção remota no suporte em tempo real à segurança da navegação em zonas portuárias”, no qual serão apresentados os principais resultados obtidos no decurso dos dois anos de investigação dedicada.

Este projeto, cofinanciado pelo Programa Fundo Azul, foi desenvolvido numa parceria entre a Universidade de Aveiro, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Porto da Figueira da Foz, Simbiente e a DGRM.

O Navsafety, é uma plataforma tecnológica (http://navsafety.web.ua.pt/#home) que visa gerar informação de alta frequência em tempo quase real, sob a forma de indicadores morfológicos (localização de barras submersas, largura e posição do canal de navegação) e oceanográficos (altura de onda, período e direção de onda) na entrada dos portos.

Este projeto visa ainda fornecer informação sob a forma de indicadores morfológicos para os domínios adjacentes ao porto visando uma melhor gestão de dragagem, aspeto particularmente relevante para o caso de portos situados em litorais expostos a intenso transporte sedimentar.

Com este Webinar, pretende-se dar a conhecer o projeto e fazer uma reflexão sobre as várias abordagens adotadas e as principais soluções que têm vindo a ser obtidas no que respeita à estimativa de indicadores relativos à morfologia do fundo na zona da embocadura dos portos, tendo como estudos de caso os portos da Ericeira e da Figueira da Foz.

Inscrição aqui.