noticia

2021-12-14

32ª Sessão da Assembleia da Organização Marítima Internacional

Está a decorrer desde o dia 06 e até 15 de dezembro em Londres, na sede da Organização Marítima Internacional, a 32ª Sessão da Assembleia deste importante organismo das Nações Unidas.

A descarbonização do transporte marítimo é um dos temas principais deste ano, tendo em linha de conta a estratégia de curto prazo definida pela IMO para a redução de emissões até 2030, bem como as medidas de médio e longo prazo para 2050 e depois. Outro tema importante são os marítimos e a pandemia, contemplando itens como a vacinação, rendições de tripulações e apoio em termos de prevenção e assistência médica.

A agenda de temas a debater e aprovar é muito vasta, tocando temas como prevenção e supressão da pirataria e assaltos à mão armada contra navios e atividades ilícitas no Golfo da Guiné, Linhas de Orientação do Sistema Harmonizado de Inspeção e Certificação (HSSC), Procedimentos para o Controle do Estado do Porto (Port State Control), entrada em vigor e implementação do Acordo da Cidade do Cabo de 2012 sobre segurança de embarcações de pesca e Linhas de Orientação relativas ao controlo de tráfego marítimo (VTS). A eleição dos novos Estados-Membros do Conselho para o mandato de 2022-2023 faz também parte da agenda.

A DGRM, através do seu Diretor-Geral, Jose Carlos Simão, e do Diretor de Serviços de Administração Marítima, Paulo Pamplona, integram a comitiva portuguesa participante nesta 32ª assembleia da IMO.