noticia

2021-10-28

Presidente da Camara de Tavira e Diretor-Geral da DGRM realizam visita de trabalho às dragagens no Porto de Tavira

A presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, e o Diretor-Geral da DGRM, José Carlos Simão, visitaram hoje a draga que está a realizar as dragagens na barra, canal de entrada e zona das quatro águas no porto de Tavira.

Os trabalhos resultantes da empreitada lançada pela DGRM, no valor de meio milhão de euros, decorrem a bom ritmo, devendo prolongar-se pelo mês de novembro, sendo dragados sedimentos de constituição predominantemente arenosa e sem contaminação (Classe 1).

Os sedimentos retirados são depositados em local afastado na deriva litoral, conforme definido pelo Ambiente, de forma a contribuir no combate à erosão costeira.

A realizar estes trabalhos está afeta a draga “José Duarte”, pertencente à empresa portuguesa Dragus. Tem 70,25 metros de comprimento e 11,4 metros de boca, tendo sido construída em 2018 nos estaleiros da West Sea em Viana do Castelo.

 

Desta forma, contribui-se para o aumento da segurança marítima, através da melhoria das condições de entrada e saída da barra e da navegação no canal de acesso ao porto.