noticia

2021-10-19

DGRM recebe visita da Diretora Executiva da Agencia Europeia EFCA

A nova Diretora Executiva da Agencia Europeia de Controlo das Pescas (EFCA), Susan Steele, visitou esta segunda-feira a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), no sentido de conhecer e aprofundar as relações de trabalho e cooperação mútua.

 

Foram discutidas matérias de interesse comum e novas possíveis sinergias de trabalho entre a DGRM e a EFCA, tendo como objetivo melhorar os resultados conjuntos e a troca de informação entre as duas instituições. Áreas como a participação de inspetores portugueses em missões internacionais de fiscalização ou a gestão do registo e serviços a embarcações da EFCA na Bandeira Portuguesa, foram temas que estiveram em cima da mesa.

 

Outro tema também relevante, é a participação da EFCA, em cooperação com a Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira e a Agência Europeia de Segurança Marítima, no apoio às autoridades nacionais que desempenham funções de guarda costeira (Frontext).

 

A missão da EFCA é promover as mais elevadas normas comuns de controlo, inspeção e vigilância no âmbito da Politica Comum de Pescas, contribuindo para a criação de condições equitativas a nível europeu para o sector das pescas, de modo a que as obrigações europeias sejam cumpridas por todos e que seja praticada uma pesca sustentável, reforçando o cumprimento das medidas de conservação e gestão existentes, em benefício das gerações presentes e futuras.