noticia

2021-09-29

"Maritime Day 2021” dedicado ao marítimos

Celebra-se hoje o Dia Marítimo, dedicado este ano aos recursos humanos a bordo dos navios, os designados marítimos. A Organização Marítima Internacional (IMO) decidiu este tema em consequência do impacto que a pandemia teve nos marítimos e no esforço que estes realizaram para manter o transporte marítimo a funcionar e a manter as economias e o abastecimento de bens sem rutura, incluindo os materiais médicos.

Durante os anos de 2020 e 2021 os marítimos ficaram isolados nos navios durante meses, face às dificuldades nas rendições, porque as fronteiras fecharam, os voos não existiam e as vacinas não chegavam a bordo. Foi um período dramático que só agora está a recuperar a normalidade.

Face à difícil situação, Portugal, através da DGRM, seguiu o apelo da IMO e considerou os marítimos como trabalhadores essenciais. Entre outros aspetos, foi dado todo o apoio médico aos navios quando foi necessário, foi facilitado o acesso à execução de testes COVID, foram criadas condições nos portos para períodos de quarentena e isolamento, e foi facilitado o transporte dos navios diretamente para o aeroporto quando existiam voos disponíveis, para efeitos de rendições.

Foram também tomadas medidas extraordinárias para a facilitação do exercício de funções pelos marítimos durante a pandemia, como por exemplo a renovação administrativa ou derrogações das autorizações e renovação dos certificados dos marítimos. Todos os navios de bandeira portuguesa mantiveram-se sempre em operação.

O “Maritime Day” foi criado em 1978 pela IMO, a agência Nações Unidas especializada na segurança da navegação (navios e marítimos) e na prevenção da poluição marinha provocada por navios, que conta com 174 Estados membros e 3 membros associados.

Veja o vídeo da IMO sobre o tema de 2021 para o “Maritime Day”: https://youtu.be/aXPjR8q-aS4

Veja também o Vídeo da EMSA:EMSA World Maritime Day_ty.mp4 - Google Drive