noticia

2021-08-01

Ministro do Mar visitou novo Quebra-Mar de Angeiras construído pela DGRM

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visitou no dia 31-07-2021 o novo Quebra-Mar de Angeiras, infraestrutura construída pela DGRM (Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos) para aumentar a segurança da navegação neste porto. Acompanharam a visita a Secretária de Estado das Pescas Teresa Coelho, a Presidente da Camara Municipal de Matosinhos Luísa Salgueiro, a Deputada à Assembleia da Republica Ana Paula Vitorino, e o Diretor-Geral da DGRM José Carlos Simão.

O novo Quebra-Mar de Angeiras representou um investimento de 4,1 milhões de euros, contando com financiamento de 75% pelo PO MAR2020, tem 448 metros de comprimento e permite proteger os pescadores na saída e regresso da faina, através da redução do efeito da agitação marítima nas embarcações.

Esta nova infraestrutura tem uma quota de 6,8 metros ao Zero Hidrográfico em toda a sua extensão de cerca de meio quilometro e uma quota de 8 metros na zona da cabeça, onde tem instalado um farolim.

Face às anteriores condições de acesso marítimo à zona piscatória da Praia de Angeiras, muito desfavoráveis em termos de agitação e fundos, com implicações no número de dias de inoperacionalidade para a frota ou de operacionalidade em condições de grande risco, a Obra Marítima de Abrigo da Zona Piscatória de Angeiras é uma obra fundamental para os pescadores daquela região.

A infraestrutura está construída sobre os afloramentos rochosos existentes, o que lhe dá uma solidez superior, cujo prisma de enrocamentos ToT (todo o tamanho), está revestido por submantos e por mantos em enrocamentos selecionados e, na cabeça, protegido por blocos Antifer de 100 kN.

O Quebra-Mar foi selado através de uma coroa em betão em toda a sua extensão e a sua vida útil será de 50 anos.