noticia

2021-07-08

DGRM participou nas jornadas do projeto GUAD20 – Guadiana, Património Natural Navegável

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) participou nas jornadas de encerramento do “Projeto GUAD20 – Guadiana, Património Natural Navegável”, do Programa INTERREG V-A 2014-2020 Espanha-Portugal, que decorreram hoje nas instalações do Porto de Huelva.

O projeto contemplou o estabelecimento da navegabilidade do Rio Guadiana no troço Alcoutim-Pomarão, fazendo parte do conjunto de intervenções o estabelecimento de um canal navegável de 30 metros de largura, a colocação do assinalamento marítimo, a construção de vários cais de acesso e de amarração das embarcações, e a produção das Cartas Náuticas de todo o troço internacional do Rio Guadiana entre Vila Real de Santo António e o Pomarão.

O evento contou com um painel inicial de oradores, constituído pela Presidente do Porto de Huelva, Pilar Miranda, pelo Diretor-Geral da Agencia Publica de Puertos da Andaluzia, Rafael Merino López, pelo Diretor-Geral da DGRM, José Carlos Simão, e pelo Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico, Carlos Ventura Soares.

  1. um conjunto de apresentações técnicas dos trabalhos realizados no âmbito do projeto GUAD20, nas quais se destacaram o projeto de navegabilidade e assinalamento apresentado pela DGRM e as novas Cartas Náuticas apresentadas pelo Instituto Hidrográfico.
  2. também abordados os trabalhos futuros a desenvolver no próximo programa do INTERREG, que passarão pela concretização da navegabilidade no último troço entre Pomarão e Mértola, pela realização de mais infraestruturas de acostagem e de acesso de pessoas ao rio, e ainda, pela necessidade de uma nova intervenção ao nível da barra do Guadiana. Deverão também ser realizados esforços no sentido da promoção deste ativo natural e cultural, que deverão ser dinamizados com requisitos de segurança e controlo, preservando igualmente os valores ambientais presentes em todo o vale do Guadiana.

Como mote geral das Jornadas, ficou a mensagem de que o Rio Guadiana, alvo das intervenções já realizadas e as futuras, será cada vez mais um motivo de união entre Portugal e Espanha e um motor para o desenvolvimento económico e criação de emprego nos municípios envolventes, designadamente pelas atividades de náuticas de recreio e de turismo.