noticia

2021-06-25

Dia 25 de junho - Dia do Marítimo 2021

O Dia Internacional do Marítimo (Day of the Seafarer) celebra-se, pelo segundo ano consecutivo, em tempo de Pandemia, detacando-se a importância redobrada destes trabalhadores essenciais para a manutenção do transporte marítimo de pessoas, bens de primeira necessidade e matérias-primas que todos os dias consumimos.

É graças ao seu trabalho e ao seu esforço, mesmo em tempo de grande dificuldade, de prolongado trabalho a bordo e, de troca de tripulações que as cadeias de transporte se mantêm a funcionar e a economia mundial continua ativa.

Por estas razões, Portugal considerou os Marítimos como trabalhadores essenciais, tendo comunicado (ler aqui) esse facto à Organização Marítima Internacional (OMI). A par com estas medidas durante a pandemia, a DGRM tem trabalhado para facilitar a troca de tripulantes nos portos portugueses e nos movimentos para os aeroportos, bem como implementado diversas medidas extraordinárias para os marítimos que trabalham a bordo dos navios que arvoram a bandeira portuguesa.

Esta Direção-Geral associa-se a esta celebração, promovendo a importância do trabalho dos marítimos, evidenciando a sua contribuição inequívoca para o movimento de bens e pessoas, numa economia cada vez mais globalizada.

 

É com profunda gratidão que se presta a justa homenagem aos marítimos de todo o mundo.

 

Obrigado marítimos e marítimas!