noticia

2021-05-07

Webinar de Transição Digital no Shipping

Realizou-se ontem dia 6 de maio um Webinar sobre a temática Digital Transition in Shipping organizado pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) que contou com a participação da DGRM, de entre outros organismos publico ou privados do sector, no painel Maritime Digital Transition com a intervenção do Eng.º Nelson Marques – Chefe de Divisão dos Sistemas de Controlo de Tráfego Marítimo.

Na intervenção da DGRM foram abordados os conceitos sobre os temas da transição digital que se encontram a decorrer na DGRM, nomeadamente ao nível da administração marítima e das pescas, com foco no planeamento para um futuro totalmente digital na DGRM. Nesta abordagem foram apresentadas as sinergias e coexistência entre as funções estatuárias e administrativas e as funções de vigilância, controlo e inspeção. Enquadrada ainda na temática da transição digital foi abordado o tema da EUROPEAN Maritime single window environemente (EMSWe), do electrónic freight transport information (eFTI) e a sua relação direta com a Janela Única Logística (JUL).

Este seminário, de natureza técnica e científica, no âmbito do projeto eShip – financiado pelo Programa EEA Grants, visa refletir sobre as questões inerentes à digitalização no transporte marítimo e na atividade portuária, envolvendo uma série de personalidades de renome a nível sectorial.

O encerramento dos trabalhos foi efetuado pelo Director Geral da DGRM, Eng.º José Carlos Simão em substituição do Ministro do Mar.

Veja o vídeo do webinar de Transição Digital no Shipping

https://m.youtube.com/watch?v=P-soQ8Ubfqg