noticia

2020-09-24

Dia Marítimo Mundial – 24 de setembro Transporte Marítimo sustentável para um planeta sustentável

O tema para este ano é o "Transporte marítimo sustentável para um planeta sustentável ", que se reveste de uma excelente oportunidade para sensibilizar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e para mostrar o trabalho que a Organização Marítima Internacional (IMO) e os seus Estados Membros estão a realizar para atingir esses objetivos.

O tema proporcionará oportunidades aos líderes de vários sectores, incluindo o transporte marítimo, para refletirem tanto sobre o trabalho realizado como sobre os passos urgentes para um futuro sustentável.

A indústria naval, com o apoio do quadro regulamentar da IMO, já iniciou a transição para este futuro sustentável. A IMO adotou e continuará a desenvolver medidas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, reduzir o teor de enxofre do combustível dos navios, implementar a Convenção de Gestão da Água de Lastro, proteger as regiões polares, reduzir o lixo marinho, melhorar a eficiência do transporte marítimo através do intercâmbio eletrónico de informações, enfrentar os desafios da digitalização da navegação e aumentar a participação das mulheres na comunidade marítima.

A pandemia da COVID-19 destacou o profissionalismo e sacrifício dos dois milhões de marítimos que servem na frota mercante mundial. O transporte marítimo tem continuado a transportar mais de 80% do comércio mundial, incluindo material médico vital, alimentos e outros bens básicos críticos para a resposta e recuperação da COVID-19 - mas centenas de milhares de marítimos enfrentam uma crise humanitária, uma vez que se encontram retidos no mar, incapazes de sair dos navios que operam com contratos prolongados por muitos meses. Isto tem de ser abordado urgentemente, através dos Governos para designarem os marítimos como trabalhadores essenciais e assegurem que as mudanças de tripulação, em segurança, possam ter lugar.

O Dia Marítimo Mundial este ano será celebrado a 24 de Setembro de 2020 sob a forma de um evento online, devido a medidas de distanciamento social causadas pela pandemia".

Ler mais aqui - http://www.imo.org/en/About/Events/WorldMaritimeDay/Pages/World-Maritime-Theme-2020.aspx