2020-06-25

25 de junho, Dia do Marítimo - #SeafarersAreKeyWorkers

Os marítimos estão na linha da frente da pandemia da COVID-19, desempenhando um papel essencial na manutenção do fluxo de bens vitais, tais como alimentos, medicamentos e material médico. No entanto, a crise conduziu a condições de trabalho difíceis para muitos marítimos, incluindo incertezas e dificuldades no acesso aos portos, reabastecimento, mudança de tripulação e repatriamento.

Em 2020, o Dia do Marítimo pretende apelar aos Países para reconhecerem estes heróis como “trabalhadores-chave”, proporcionando-lhes apoio, assistência e opções de viagem na rendição de tripulações.

A DGRM associa-se a este evento, prestando uma homenagem aos marítimos e reconhecendo o seu sacrifício e as difíceis condições de vida e trabalho a bordo com que se deparam. Muitos deles estão longe de casa há meses e permanece a incerteza sobre o regresso a casa devido ao fecho de fronteiras e restrições de viagens aéreas.

As comemorações deste ano incentivam todos a tratar os marítimos com o respeito e a dignidade que merecem, para que possam continuar a prestar os seus serviços essenciais no sentido de manter a economia mundial em funcionamento.