noticia

2020-06-08

Dia mundial dos oceanos

O Dia Mundial dos Oceanos comemora-se uma vez mais neste dia 8 de junho de 2020. Este ano o lema é: “inovação para um oceano sustentável” . Comemorar o dia mundial dos oceanos é comemorar a aventura da vida. Vida que emergiu há muitos milhões de anos dos oceanos e que deixou em cada ser vivo uma impressão digital indelével. Transportamos connosco o mar e do mar dependemos para viver. Do mar depende o clima e do mar dependem também as economias mundiais.

Mas os ecossistemas marinhos sofrem. Estão feridos pela prática de usos insustentáveis e pelas alterações climáticas causadas pelas excessivas emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. Dos mares tropicais às calotes polares, os malefícios traduzem-se em perdas para os ecossistemas e para as populações que mais proximamente dependem da vida dos oceanos. Por isso, o uso sustentável dos oceanos requer, a um tempo, a inovação tecnológica de baixo consumo de carbono e a preservação de práticas ancestrais, ecologicamente sustentáveis no que respeita à utilização dos recursos marinhos.

A DGRM consciente das suas responsabilidades, enquanto entidade chave da economia azul em Portugal e garante do bom estado ambiental do meio marinho, associa-se uma vez mais às comemorações mundiais do Dia Mundial dos Oceanos. Comemorar o Dia Mundial dos Oceanos representa, para a DGRM, a prossecução de políticas sustentáveis no domínio das pescas e aquacultura, do tráfego marítimo e da ocupação privativa do espaço marítimo nacional, num quadro de proteção dos ecossistemas marinhos vulneráveis e do usufruto de zonas costeiras limpas e saudáveis, fator fundamental para políticas de saúde pública, em particular no contexto de pandemia que vivemos.