noticia

2020-05-24

Ministro do Mar preside a cerimónia de lançamento de embarcação à água

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, presidiu à cerimónia de lançamento à água (bota-a-baixo) da nova embarcação DON PACO, construída nos Estaleiros Navais do Guadiana - NAUTIBER, liderados pelo CEO Rui Roque e localizados em Vila Real de Santo António. A embarcação foi encomendada pela REAL ATUNARA e tem de comprimento 22,5 m e 6,6 m de boca, empresa representada na cerimónia pelos seus gestores Miguel Socorro e Rui Vairinhos. Participaram também na cerimónia o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, a Presidente da Câmara de VRSA, Conceição Cabrita, a Deputada Célia Paz, o DG e a SDG da DGRM, José Simão e Susana Baptista, o Capitão do Porto de VRSA, Vasconcelos de Andrade, e um conjunto alargado de outras entidades e convidados.   

 

A embarcação DON PACO será para apoio às atividades nas armações de atum, sendo ligeiramente mais comprida que a embarcação “irmã” RABILHO também construída na NAUTIBER.

O projeto da embarcação foi aprovado pela Direção de Administração Marítima da DGRM, que realizou igualmente todas vistorias de conformidade.

Dando emprego direto a 70 pessoas, a NAUTIBER tem por atividade principal a Construção Naval em Fibra de Vidro, Projetos de Recuperação e Alteração de embarcações existentes, Manutenção e Reparação Naval e Parqueamento de embarcações. Os seus principais clientes são os armadores de pesca e os armadores de marítimo-turística, tendo como fator distintivo a construção de embarcações à medida.