noticia

2020-05-21

Equipamentos de Proteção Individual adquiridos pela DGRM começaram a ser distribuídos

Foi iniciada em Peniche, no passado dia 20 de maio, a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelos profissionais da pesca. Estes EPI foram adquiridos pela DGRM com base no Despacho n.º 5125/2020 do Ministro do Mar, que determinou a aquisição pela DGRM de equipamentos, materiais de proteção individual e de desinfeção para os trabalhadores do setor da pesca, bem como desenvolver as ações necessárias à divulgação de informação relativa ao correto uso dos equipamentos e materiais de proteção individual.

Acompanharam esta ação o Ministro do Mar, Dr. Ricardo Serrão Marques, o Secretário de Estado da Saúde, Dr. António Sales, o Secretário de Estado das Pescas, Dr. José Apolinário, o Diretor-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Engenheiro José Simão, e o Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, Tenente-General Paulino Serronha.

O EPI adquirido é constituído por 350.000 máscaras de proteção, 7.000 viseiras e cerca de 15.000 litros de solução antissética de base alcoólica, estando agora programada a sua distribuição por todos os portos do continente. No referido despacho é realçado, que a utilização adequada do EPI por todos os agentes da cadeia de produção, transporte, distribuição e abastecimento no âmbito das pescas, aquicultura e transformação constitui requisito fundamental e indispensável ao exercício daquelas atividades em condições de segurança e integridade física, sem prejudicar a continuidade da atividade de abastecimento alimentar.