noticia

2019-11-18

Dia Nacional do Mar – desafiar o futuro das pescas

A Subdiretora Geral da DGRM, Isabel Ventura, participou no passado dia 16 de novembro como oradora nas comemorações do Dia Nacional do Mar, em Sesimbra, numa iniciativa organizada pela Mutua dos Pescadores e pela Câmara Municipal.

Na sua intervenção, após apresentar uma breve visão sobre o setor das pescas, abordou alguns desafios que se irão colocar a curto prazo, nomeadamente, prosseguir com uma gestão sustentável a nível ambiental, económico e social; melhorar a rentabilidade da atividade e manter o emprego, criar condições para uma maior valorização dos produtos da pesca e prosseguir com a aproximação da administração pública ao utente, de uma forma inovadora e eficiente, através de uma abordagem holística da digitalização dos procedimentos e processos das pescas e do mar.

O evento contou com a participação de representantes dos vários setores da pesca em Portugal, divido em três painéis de debate: “Pessoas: Condições de Trabalho”, “Pesca Artesanal, Polivalente, Cerco e Arrasto” e “Boas Práticas para o Setor, Valorização da Produção e Infraestruturas”. O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, presidiu ao encerramento das comemorações.