noticia

2019-11-16

Dia Nacional do Mar 2019

O dia 16 de novembro institucionalizado como Dia do Mar, pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 83/98, de 10-07-1998, data de entrada em vigor em 1994 da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, passou a ser designado de Dia Nacional do Mar para se distinguir de outras datas assinaladas, tais como, o Dia Mundial dos Oceanos, ou o Dia Mundial do Mar.

Com o principal enfoque no uso sustentável dos recursos naturais e na cruzada contra as alterações climáticas, a DGRM associa-se às comemorações do Dia Nacional do Mar 2019. O Mar é a próxima fronteira de desenvolvimento da humanidade, devido ao enorme potencial que encerra ao nível da oferta dos recursos alimentares, energéticos, biológicos e minerais, a uma população mundial que cresce em volume e qualidade de vida. Mas o aproveitamento desses recursos só será benéfico se for sustentável, evitando-se erros do passado.

Grande parte do Mar está por explorar e muitas características oceânicas ainda são desconhecidas, pese embora o conhecimento seja o primeiro passo em direção ao seu uso sustentável. Embora já se conheçam muitas matérias, para gerir de forma sustentável os oceanos, precisamos saber mais sobre este complexo sistema e como ele contribui para o bem-estar da sociedade e o bom funcionamento de todo o globo.

A investigação e a monitorização do meio marinho são essenciais para a sua caracterização física, química e biológica do estado ambiental das águas, bem como para o conhecimento das pressões e impactos das atividades humanas sobre os ecossistemas vulneráveis.

Assim, conhecer, preservar e usar sustentávelmente é fundamental para a preservação deste bem comum que cobre mais de 70% da superfície do nosso planeta e contém 97,2% de toda a água existente na Terra.