noticia

2019-10-29

Alunos do curso de Gestão Portuária visitaram a Administração Marítima (DGRM)

Os alunos do curso de Gestão Portuária que está a decorrer na FERNAVE realizaram uma visita de estudo à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), enquanto Administração Marítima de Portugal.

Os alunos tiveram oportunidade de compreender os projetos em curso e o exercício das competências que estão atribuídas a esta Direção-Geral, nomeadamente os aspetos da digitalização, ISPS, Port State Control, Gestão de Resíduos, entre outras.

A dimensão do mar português e a sua gestão foi um aspeto que despertou bastante interesse, com particular importância para o geo-portal que concentra a informação das atividades marítimas desenvolvidas (www.psoem.pt).

Finalmente, os alunos visitaram o Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente, onde tiveram oportunidade de acompanhar as tarefas de monitorização e interação com os navios que atravessam a costa portuguesa, com especial incidência nas zonas com Esquemas de Separação de Tráfego e nas entradas e saídas dos portos nacionais.