noticia

2019-03-11

Workshop do Projeto OceanWise procura soluções para reduzir a produção de lixo marinho

A primeira sessão participativa do projeto OceanWise para a redução do impacto de lixo marinho como as esferovites reuniu ontem, 7 de março, mais de 50 stakeholders, juntando participantes responsáveis pela gestão ambiental, pela gestão de resíduos, representantes das indústrias da produção e reciclagem de poliestireno expandido, também da Pesca, da Aquicultura, da Distribuição Alimentar, da Academia e organizações não-governamentais ligadas ao Ambiente.

O encontro foi organizado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Seguranças e Serviços Marítimos (DGRM), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA e Sociedade Ponto Verde, os três parceiros portugueses deste projeto internacional, com parceiros também em Espanha, França, Irlanda e Reino Unido. Coordenado pela DGRM, este projeto Interreg iniciado em 2018 tem como objetivo contribuir para o Plano de Ação da OSPAR para o Lixo Marinho. A OSPAR é uma das convenções marinhas dedicadas à poluição no mar. Cobre toda a área do Atlântico nordeste, onde Portugal se insere, sendo representado nesta convenção internacional pela DGRM.

No encontro em Lisboa, os participantes apresentaram ideias e contributos técnicos numa perspetiva de Economia Circular e de articulação entre sectores. Foram também referidas oportunidades e soluções nos campos da regulação, inovação, informação e sensibilização dos diversos atores e dos consumidores.

Com este workshop, o projeto OceanWise dá início a uma série de encontros internacionais que decorrerão durante todo o ano de 2019 e que têm por objetivo captar a participação ativa dos sectores que influenciam o problema complexo da perda de produtos descartados para o mar. Na semana que vem o projeto reunirá stakeholders de Espanha em Vigo e ainda este mês organiza mais uma reunião em Londres. Seguem-se os workshops na Irlanda e em França. O projeto tem por objetivo propor atualizações das políticas públicas e novas boas práticas adotáveis pela Indústria.

         

 

Notas Adicionais

O projeto OceanWise (www.oceanwise-project.eu) teve início em 2018 e conclui-se no final de 2020. Os membros do consórcio incluem ainda entidades públicas e privadas de Espanha, França, Irlanda e Reino Unido. Com um orçamento de cerca de 2,8M€, tem cofinanciamento do Programa Interreg Área Atlântica.