noticia

2018-10-08

DGRM ministrou formação a inspetores de pesca de São Tomé e Príncipe

No quadro da cooperação bilateral entre Portugal e São Tomé e Príncipe, a Direção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) ministrou formação a inspetores das pescas daquele país, numa ação que decorreu durante três semanas no território português.

A formação incidiu sobre uma componente teórica durante uma semana e uma parte prática durante duas semanas. A componente teórica decorreu nas instalações da DGRM e abordou essencialmente os processos de contraordenação, instrução e decisão. Já a componente prática decorreu em ambiente real, através de ações de inspeção em mar, com a primeira semana a acontecer no espaço marítimo algarvio e a segunda semana no espaço marítimo ocidental norte.

Os formandos enalteceram a qualidade da formação realizada e consideraram os conteúdos ministrados e as ações em ambiente real de grande relevância para a melhoria do exercício de fiscalização das pescas no seu espaço marítimo.

Recorde-se que o mar de São Tomé e Príncipe é rico em espécies pelágicas e também em espécies migratórias, tais como o espadarte e várias espécies de atuns.