noticia

2018-06-15

Assinatura do contrato de reparação do quebra-mar de protecção e de dragagem de manutenção do porto da Ericeira

Foram assinados os contratos de reparação do quebra-mar de protecção e de dragagem de manutenção do porto da Ericeira, celebrados entre a DGRM e a Hydro Stone – Engenharia, Lda, no que diz respeito ao Lote A – Reparação do quebra-mar de proteção do porto da Ericeira, e entre a DGRM e Manuel Maria de Almeida e Silva, CIA S.A. no que diz respeito ao Lote B - Dragagem de manutenção portuária, tendo a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidido à cerimónia da assinatura.

                             

O projeto de intervenção no quebra-mar surge da necessidade de reparar os danos relevantes na cabeça da estrutura, materializados pela remoção de inúmeros blocos do manto resistente, ocorridos principalmente na sequência do severo inverno marítimo de 2013/2014.

Paralelamente, a bacia portuária tem vindo a ser alvo de um franco assoreamento, desde a finalização da empreitada de reconstrução do quebra-mar, ocorrida em dezembro de 2010, pelo que o projeto de intervenção contempla também a dragagem da bacia portuária no sentido da restituição das cotas de fundo necessárias à normal operacionalidade portuária e de modo a garantir as condições de segurança de pessoas e embarcações que demandam a este porto.

O investimento total, relativo aos trabalhos dos dois lotes, ascende a cerca de 3,3 M€, dos quais cerca de 1,34 M€ serão cofinanciados pelo Programa Operacional Mar2020, verba esta afeta aos trabalhos do Lote A – Reparação do quebra-mar de proteção do porto.