noticia

2018-04-13

DGRM participou no Encontro de Logística Transfronteiriça Elvas-Badajoz

Com a presidência da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, realizou-se no dia 9 de abril, na Câmara Municipal de Elvas, o Encontro de Logística Transfronteiriça, tendo sido assinado um protocolo para a participação da Transitex – Trânsitos de Extremadura, no projeto da Janela Única Logística.

O protocolo foi também assinado pelo Diretor Geral da DGRM, enquanto coordenador no projeto JUL, e pelos presidentes dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines.

A assinatura do referido protocolo enquadrou-se num programa mais vasto de colaboração logística inter-fronteiriça, cujas conclusões do encontro em “Matéria de Logística Transfronteiriça” foram igualmente assinadas entre a Ministra do Mar, o Presidente do Governo Regional da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, e o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha.

A euro-região Elvas – Badajoz – Campo Maior, apresenta uma vocação logística de excelência para o Alentejo interior e para a Extremadura Espanhola, com uma vasta Zona de Atividades Logísticas polinucleada, dotada de ligações ferroviárias aos portos de Lisboa, Setúbal e Sines.

De acordo com Ana Paula Vitorino “a cooperação transfronteiriça é fundamental para o desenvolvimento do Corredor Atlântico na Rede transeuropeia de transportes da RTE-T, permitindo ligar os portos do sul de Portugal à Península Ibérica, ao sudoeste europeu e ao resto da Europa, assumindo este encontro particular relevância”.

Recorde-se que recentemente os governos de Portugal e de Espanha apresentaram os grandes investimentos em infraestruturas físicas que estão a ser realizados neste corredor.