noticia

2018-04-03

Projeto da Janela Única Logística já tem sítio dedicado na internet

Já está disponível o novo sítio na internet dedicado ao projeto JUL – Janela Única Logística, onde poderá encontrar a informação essencial do projeto e acompanhar as suas fases de desenvolvimento ao longo dos dois anos de implementação. Poderá aceder através do endereço www.projeto-jul.pt, num formato bastante visual, simples e intuitivo.

Recorde-se que, sob a tutela do Ministério do Mar, o projeto JUL é desenvolvido pela DGRM, que coordena, e pela Associação dos Portos de Portugal e outros organismos deste ministério, tendo como objetivo a implementação em todos os portos nacionais de uma solução informática integrada que alargará a Janela Única Portuária a toda a cadeia logística, integrando os meios de transportes terrestres e as ligações aos portos secos e plataformas logísticas, numa lógica intermodal.

Pretende-se assegurar uma maior fluidez da informação e aumentar a eficiência dos portos portugueses e das respetivas cadeias logísticas através da simplificação e desmaterialização dos procedimentos nos transportes no contexto nacional e transfronteiriço, bem como a redução de custos administrativos e de tempos de trânsito das mercadorias.

O Projeto envolve a construção de um novo Modelo de Referência Nacional e a implementação da solução informática em cada Administração Portuária, incluindo a instalação do Hardware e Software de base necessários ao seu funcionamento. A disseminação da JUL a nível nacional será precedida da execução de projetos-piloto nos portos da Madeira, Sines e Leixões, bem como a sua integração com a camada nacional que ficará instalada na DGRM e que também faz parte do âmbito dos trabalhos.

O projeto JUL é cofinanciado pelo Compete 2020 do programa Portugal 2020.