2018-04-02

DGRM participa no II Fórum de Simplificação de Procedimentos dos portos da Madeira

O II Fórum para a Simplificação de Procedimentos nos Portos da Região Autónoma da Madeira teve lugar no passado dia 27 de março, na Gare Marítima da Madeira e reuniu várias entidades públicas e privadas.

A DGRM participou neste fórum na qualidade de entidade responsável pela coordenação nacional da implementação da JUL – Janela Única Logística, através do seu DG José Simão, apresentando o projeto a toda a comunidade portuária e destacando a importância da APRAM enquanto entidade responsável pelo primeiro piloto. Foi um tema muito participado, onde foram levantadas muitas questões de esclarecimento.

No fórum foi também abordado o "Código ISPS - como simplificar?", por Rui Lopes, o Oficial de Segurança do Porto do Funchal e a "Simplificação de Procedimentos: Implementação da fatura eletrónica", por Cecília Correia, Coordenadora da JUL na Madeira.

Neste Fórum dos Portos da Madeira, liderado pela APRAM, mas com a participação de toda a comunidade portuária, foi também aprovado o Regulamento de Funcionamento do mesmo que este ano deverá reunir-se ainda em junho, setembro e final de novembro.

O Fórum para a Simplificação de Procedimentos é um instrumento que existe na maioria dos portos portugueses e tem como objetivo melhorar os procedimentos já existentes, bem como colmatar necessidades que estão constantemente a surgir. É essencialmente inclusivo e facilitador do diálogo entre as várias entidades que o integram em cada porto.