noticia

2018-03-19

GeoPortal do Plano de Situação Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional

O Plano de Situação Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional conta com um novo GeoPortal de cartografia totalmente desmaterializada.

A produção de cartografia desmaterializada em instrumentos de ordenamento de território é um processo bastante inovador e, certamente, irá iniciar uma nova geração de produção cartográfica. Está disponível online no denominado GeoPortal do Plano de Situação Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional (www.psoem.pt).

A gestão operacional do GeoPortal é da responsabilidade da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, sendo a DGRM responsável pela gestão da informação referente às subdivisões do continente e da plataforma continental estendida.

O GeoPortal integra dados geográficos produzidos por diversas entidades em serviços de mapas online (DGRM, IH, APA, IPMA, ICNF, etc.), sendo portanto uma cartografia de responsabilidade partilhada.

Trata-se de uma aplicação de características pré formatadas (Web Map Application) com uma compatibilidade universal em termos de sistemas operativos e equipamentos, sendo possível a visualização das várias camadas de informação em sobreposição, incluindo tabelas de atributos associadas. A cartografia online possui responsabilidade partilhada pelas diversas instituições, com a vantagem de que a informação permanece sempre atualizada pelas fontes fornecedoras. Por outro lado, esta metodologia é inovadora pela desmaterialização total, com o abandono da cartografia tradicional em papel, sendo utilizados apenas serviços de mapas.

Imagem extraída do GeoPortal do Plano de Situação